Oficina de cerâmica promove troca de saberes entre povos indígenas do Pará e Amapá em Alter do Chão
26/04/2025
(Foto: Reprodução) A programação inclui desde a confecção de ferramentas, criação de joias e objetos sonoros, até a construção de fornos tradicionais. Oficina de cerâmica promove trocas de saberes em Alter do Chão
Thiago Poncio
Começou neste sábado (26) e segue até o dia 3 de maio, em Alter do Chão, distante 37km da zona urbana de Santarém, oeste paraense, a Oficina de Cerâmica promovida pelo projeto Energia Limpa, Vida Sustentável . A atividade reúne representantes de comunidades indígenas do Baixo Oiapoque (AP) e da Calha Norte (PA), com o objetivo de fortalecer práticas ancestrais de produção artesanal e fomentar alternativas sustentáveis de geração de renda.
✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp
Conduzido pelo ceramista e mediador, Jefferson Paiva, o workshop propõe um espaço coletivo de troca entre ceramistas e artesãos indígenas, respeitando os saberes, técnicas, estilos e especialidades de cada povo participante.
A programação inclui desde a confecção de ferramentas, criação de joias e objetos sonoros, até a construção de fornos tradicionais e o acabamento de peças com tintas naturais, como breu e cera de abelha.
A proposta também incentiva o intercâmbio cultural entre as comunidades, valorizando os vínculos entre território, arte e sustentabilidade.
Preparação das cerâmicas
Nos primeiros dias, serão construídas peças variadas. Já nos últimos, será realizado o preparo do forno e a queima das peças. Ao longo da semana, a atividade promoverá a construção de saberes, trocas de conhecimentos e vivências práticas.
O workshop integra as ações do projeto Energia Limpa, Vida Sustentável, financiado pela Iniciativa Amazônia +10, com apoio da Fapeap, Fapespa, Fapesp, Unifap, Ufopa e Unicamp.
VÍDEOS: Mais vistos do g1 Santarém e Região